sábado, 24 de março de 2012

Imunizando seu Pendrive contra Virús - Repostagem


TESTADO - FUNCIONA MESMO !!!

Hoje em dia quase todo mundo tem um . Esse pequeno e útil objeto veio de vez para substituir os famigerados disquetes e, em alguns casos, até CD’s e DVD’s. É indiscutível a utilidade do e, sabendo disso, os desocupados de plantão criadores de vírus e pragas resolveram criar algumas pragas que se disseminam através de pendrives.



Como um pode “viajar” em vários , os vírus e programas prejudiciais voltaram alguns anos na história e estão se disseminando através de um método parecido com o utilizado em disquetes antigos. Ao inserir o infectado no , é executado automaticamente um que instala essas pragas em seu , contaminando também outros pendrives que forem conectados à máquina. No caso dos antigos disquetes, o programa malicioso se instalava muitas vezes na de boot dos disquetes fazendo com que o sistema operacional fosse infectado automaticamente apenas com a inserção e leitura do disco. Como os pendrives geralmente não possuem área de boot, os desocupados conseguiram imaginar (nem precisou de muita imaginação) que um pendrive é detectado automaticamente como uma nova de disco no Windows. Sendo assim, basta o mesmo contenha um arquivo chamado “autorun.inf” para que, ao ser detectado, o Windows automaticamente leia esse arquivo e execute as instruções nele contidas.

Por sorte é possível que essa função seja desabilitada do Windows. Função essa que, ao meu ver, nunca teve muita utilidade. Siga os procedimentos abaixo para desabilitar a função de execução automática desses arquivos.

Siga os seguintes passos:

Clique no Menu Iniciar e, em seguida, na opção “Executar”. Na “Executar” digita (sem aspas) “gpedit.msc”. Isso fará com que abra a janela “Diretivas de Grupo” do Windows XP. Dentro das “Diretivas de Grupo“, abra “Configuração do Computador“, “Modelos Administrativos“, “Sistema“. Dentro da “Sistema” você deverá localizar o item “Desativar AutoExecutar” e clicar duas vezes sobre essa opção. Abrirá então a caixa “Propriedades de Desativar AutoExecutar” onde você deverá marcar a opção “Ativado“. Clique em OK para concluir a operação e feche todas as abertas nesse procedimento.
Executando esses simples passos você estará prevenindo que seu computador execute automaticamente qualquer instrução e/ou programa que estejam nos discos inseridos. Note que após executar esses procedimentos, ao inserir um CD-ROM, e/ou Pendrive, seu Windows XP não mostrará mais a reprodução automatica.

Editado: Após marcar a opção “Ativado” nas “Propriedades de Desativar AutoExecutar” é necessário escolher a opção “Todas as unidades” na caixa “Desativar Executar automaticamente em” que aparecerá após selecionada a opção “Ativado“. É esse detalhe que garantirá que nenhuma unidade estará apta à executar comandos automaticamente.

Pra proteger seu pendrive contra qualquer tipo de vírus faça o seguinte:



Este e mais um serviço de utilidade publica para quem gosta de pen drives

1º passo: Formate o pendrive como fat32. [ Botao direito do sob o icone da pen e carregar em "formatar..."

2º passo: Vamos converter ele para NTFS, abra o botao iniciar e aperte em executar, digite cmd e aperte enter, na do prompt de comando digite convert mais a da unidade em que o pendrive se encontra, por exemplo E: /fs:ntfs ficando assim: convert e: /fs:ntfs e tecle enter e espere terminar.

3° passo: Abra o meu computador e vai em ferramentas, opçoes de pasta, modo de exibiçao, vá com a barra até o final e desmarque as duas ultimas opçoes, usar compartilhamento simples e usar o de compartilhamento.

4° passo: Crie uma pasta dentro de seu pendrive, nela ficarao todos os seus dados.

5º passo: Agora com o seu pendrive convertido para ntfs aperte com o botao direito na unidade e escolha partilha e

6º passo: Escolha as opçoes de segurança e repare que tem na caixa de usuarios "todos" que está com controle total, marque apenas a opçao "ler e executar", "listar conteudo da pasta" e "ler".

7° passo: Repita o passo 6 na pasta que foi criada, mas agora permita a todos o controle total, ou seja vá em compartilhamento e segurança depois em segurança e marque todas as opções do item permitir. O controle total é apenas para a pasta que vc criou no seu pendrive, na letra dele faça o passo 6.

Fazendo isso o seu pendrive não vai permitir que sejam gravados e nem executados arquivos pela sua raiz, local onde se alojam os arquivos maliciosos no seu pendrive, porem da pasta que criamos você terá controle total e sem a existencia de .

Como os vírus que atacam o pendrive comumente rodam diretamente na raíz do pendrive torna impossivel um vírus se auto copiar pra raiz do pendrive, pelas limitações que vc acabou de criar.

De agora em diante vc poderá colocar seu pendrive em qualquer sem a preucupação de infecção por esse tipo de vírus. OK!!

Esse post é uma repostagem, foi o post do site, adaptei essas dicas de diversos sites da net, porem infelizmente não me recordo da fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário