quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Como configurar Xpadder

Tutorial




São 3 passos, sendo que os dois primeiros, você precisa fazer apenas uma vez, funcionará em qualquer jogo.

O terceiro passo é a configuração feita no próprio menu jogo, e será feito uma vez para cada jogo que você for usar.



Passo 1: DEFININDO O LAYOUT


- ao abrir o programa você verá essa tela:



Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 1065x529.




a janela roxa é aberta clicando no icone do controle, e selecionado o menu "new layout".




Essa janela posssui as seguintes abas:



-Start : só uma introdução

- Image: permite associar uma imagem ao controle que você está usando.

- Sticks : adiciona analógicos

- Dpad : adiciona o direcional digital

- Buttons : adiciona botões

- Triggers : adiciona gatilhos.

- Finish : termina o layout




Basicamente você deve adicionar ao layout todos os botões/analogicos do controle. E então salvar esse layout. Ele será carregado automaticamente toda vez que você abrir o Xpadder, se estiver com o mesmo controle conectado.



- ADICIONANDO OS ANALÓGICOS



Clique na aba STICKS:



Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 720x529.




marce as opções ENABLE STICK 1 e ENABLE STICK 2. Assim os sticks aparecerão no layout. Aperte o botão "detect" do stick 1, e o programa pedirá para mover o stick para esquerda, e depois para cima. Assim, ele será reconhecido. Faça o mesmo com o stick 2. Não se preocupe com as outras informações aqui, basta fazer a detecção.



- ADICIONANDO O DIRECIONAL DIGITAL (D-PAD)




clique na aba DPad:



Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 720x530.




marque a caixa ENABLE, será pedido que você aperte o direcional para cima / baixo / esquerda / direita. Assim ele será reconhecido e adicionado ao layout.



- ADICIONANDO BOTÕES



clique na aba Buttons:



Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 720x529.





basta apertar TODOS os botões do controle, e eles serão automaticamente adicionados. Não se esqueça dos botões R3 e L3, que são apertados pressionado os analogicos para baixo no controle do PS2 e X360. E também dos botões START e SELECT.



Botões do tipo gatilho não são detectados aqui. Observe também que o programa não considera os botões como analógicos (não há sensibilidade de pressão). No controle do PS2, os botões são todos analógicos, eles detectam a pressão aplicada, mas isso não acontece aqui. Os botões são considerados "normais", sem níveis de pressão.



- ADICIONANDO OS GATILHOS



clique na aba Triggers:



Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 720x530.




no controle do 360 existem dois gatilhos analógicos, se estiver usando esse controle ou outro que possua gatilhos, use essa aba para adiciona-los, se for um controle do PS2, os botões L2 e R2 não são reconhecidos como gatilhos (embora também sejam analógicos), mas sim, como botões normais, detectados na aba Buttons.




- SALVANDO O LAYOUT



Depois que todos os recursos foram adicionados feche a janela de layout. Seu layout estará assim: (no meu caso estou usando um controle do X360)



Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 720x450.




clique no icone do controle, e seleciona "save as..." para salvar seu layout, caso contrário, terá que refazer esse processo toda vez que abrir o Xpadder. Uma vez salvo, o xpadder irá recarregar seu layout automaticamente sempre que ele for executado. Se tiver dois tipos de controle diferentes, faça dois layouts, salve com o nome apropriado, e ele abre automaticamemte o layout correto, dependendo de qual controle está ligado.



PASSO 2 - CONFIGURANDO O PROFILE


Agora será feita a associação entre o controle e o teclado + mouse.




CONFIGURANDO O ANALÓGICO ESQUERDO



os 4 quadradinhos da esquerda representam o analógico esquerdo. Clique no ícone da ferramenta, e essa janela abrirá:



Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 936x450.




aqui há algumas opções default, como por exemplo, usar as teclas "W, A, S, D" para o analógico esquerdo. Essas teclas são o padrão para mover o personagem na maioria dos jogos. Use elas (não se preocupe se o jogo usar outras teclas, na verdade não importa como é feita a associação, o importante é que o analogico esteja associado com alguma coisa).



Também dá para configurar o "dead zone" do analógico. A zona morta por default é 25%. Isso significa que o analógico só irá responder, quando a alavanca for movida mais de 25%. Um pequeno movimento não irá surtir efeito, essa é zona morta, ela é necessária para evitar movimentos involuntários do personagem. Se estiver usando um controle muito sensivel, considere aumentar a zona morta para 35%.



- CONFIGURANDO O ANALÓGICO DA DIREITA




os 4 quadradinhos da direita representam o analógico direito. Clique no ícone da ferramenta, e essa janela abrirá:







como esse analógico normalmente é usado para controle de câmera / mira, ele deve ser associado ao MOUSE. Portanto use a opção mouse. Você pode configurar também a velocidade do ponteiro do mouse nas opções avançadas. (normalmente os jogos já tem uma opção para isso).



Ao fazer a associação com mouse, perceba que imediatamente, o ponteiro do mouse começa a andar quando você mexe o analogico direito.



- CONFIGURANDO O D-PAD



os 4 quadradinhos no centro representam o D-PAD. Clique no ícone da ferramenta, e essa janela abrirá:




Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 720x653.




aqui faça a associação que quiser, por exemplo associar as setas do teclado ao D-PAD. Novamente repito que não importa qual associação é feita... o importante é que seja feita. Somente depois, ao entrar no jogo que você irá configurar os controle do jeito que quer. Por enquanto estamos apenas fazendo associações, e não configurando o jogo em si.



- CONFIGURANDO OS BOTÕES E GATILHOS



clique em um quadradinho corresponde à um botão ou gatilho, e essa janela abrirá:



Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 750x704.




aqui você escolhe qual tecla associar ao botão que você clicou. Escolha qualquer tecla, desde que faça a associação é o que importa... Faça isso com todos os botões e os gatilhos.




Se quiser configurar a Zona morta dos gatilhos, clique no icone da ferramenta embaixo do quadradino do gatilho. (isso não é realmente necessário, no caso dos gatilhos é melhor deixar a zona morta em 0% mesmo)



-SALVANDO SEU PROFILE



pronto, você terminou de fazer a parte masi demorada. Agora clique no icone "texto" para abrir o menu profile, e salvar seu profile, com o nome que quiser. Ele será carregado automaticamente todas vez que executar o Xpadder.



Embora você possa ter vários profiles, isso não é realmente necessário. É mais pratico ter apenas um profile para cada layout. E um layout para cada controle diferente que você tiver.



PASSO 3: CONFIGURANDO OS CONTROLES NO JOGO


Deixe o Xpadder aberto, se quiser baixe a janela, ele fica no canto direito da tela na barra de tarefas.




Rode o jogo, e vá ao menu de controles. Selecione que você usará TECLADO + MOUSE.



Essa é a parte mais fácil e rápida: vá configurando os movimentos do jeito que você faz normalmente, selecionado a ação, e apertando um botão do controle. O jogo "pensa" que você apertou uma tecla do teclado, quando na verdade, está pressionado um botão do controle.



O controle de câmera é por default associado ao mouse em praticamente todos os jogos, logo você não precisa se preocupar com isso (considerando que fez a associação de analógico direito com mouse)



Pronto, agora você pode usar seu controle para jogar qualquer game do jeito que quiser.



Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário