São 3 passos, sendo que os dois primeiros, você precisa fazer apenas uma vez, funcionará em qualquer jogo.
O terceiro passo é a configuração feita no próprio menu jogo, e será feito uma vez para cada jogo que você for usar.
Passo 1: DEFININDO O LAYOUT
- ao abrir o programa você verá essa tela:
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 1065x529. |
a janela roxa é aberta clicando no icone do controle, e selecionado o menu "new layout".
Essa janela posssui as seguintes abas:
-Start : só uma introdução
- Image: permite associar uma imagem ao controle que você está usando.
- Sticks : adiciona analógicos
- Dpad : adiciona o direcional digital
- Buttons : adiciona botões
- Triggers : adiciona gatilhos.
- Finish : termina o layout
Basicamente você deve adicionar ao layout todos os botões/analogicos do controle. E então salvar esse layout. Ele será carregado automaticamente toda vez que você abrir o Xpadder, se estiver com o mesmo controle conectado.
- ADICIONANDO OS ANALÓGICOS
Clique na aba STICKS:
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 720x529. |
marce as opções ENABLE STICK 1 e ENABLE STICK 2. Assim os sticks aparecerão no layout. Aperte o botão "detect" do stick 1, e o programa pedirá para mover o stick para esquerda, e depois para cima. Assim, ele será reconhecido. Faça o mesmo com o stick 2. Não se preocupe com as outras informações aqui, basta fazer a detecção.
- ADICIONANDO O DIRECIONAL DIGITAL (D-PAD)
clique na aba DPad:
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 720x530. |
marque a caixa ENABLE, será pedido que você aperte o direcional para cima / baixo / esquerda / direita. Assim ele será reconhecido e adicionado ao layout.
- ADICIONANDO BOTÕES
clique na aba Buttons:
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 720x529. |
basta apertar TODOS os botões do controle, e eles serão automaticamente adicionados. Não se esqueça dos botões R3 e L3, que são apertados pressionado os analogicos para baixo no controle do PS2 e X360. E também dos botões START e SELECT.
Botões do tipo gatilho não são detectados aqui. Observe também que o programa não considera os botões como analógicos (não há sensibilidade de pressão). No controle do PS2, os botões são todos analógicos, eles detectam a pressão aplicada, mas isso não acontece aqui. Os botões são considerados "normais", sem níveis de pressão.
- ADICIONANDO OS GATILHOS
clique na aba Triggers:
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 720x530. |
no controle do 360 existem dois gatilhos analógicos, se estiver usando esse controle ou outro que possua gatilhos, use essa aba para adiciona-los, se for um controle do PS2, os botões L2 e R2 não são reconhecidos como gatilhos (embora também sejam analógicos), mas sim, como botões normais, detectados na aba Buttons.
- SALVANDO O LAYOUT
Depois que todos os recursos foram adicionados feche a janela de layout. Seu layout estará assim: (no meu caso estou usando um controle do X360)
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 720x450. |
clique no icone do controle, e seleciona "save as..." para salvar seu layout, caso contrário, terá que refazer esse processo toda vez que abrir o Xpadder. Uma vez salvo, o xpadder irá recarregar seu layout automaticamente sempre que ele for executado. Se tiver dois tipos de controle diferentes, faça dois layouts, salve com o nome apropriado, e ele abre automaticamemte o layout correto, dependendo de qual controle está ligado.
PASSO 2 - CONFIGURANDO O PROFILE
Agora será feita a associação entre o controle e o teclado + mouse.
CONFIGURANDO O ANALÓGICO ESQUERDO
os 4 quadradinhos da esquerda representam o analógico esquerdo. Clique no ícone da ferramenta, e essa janela abrirá:
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 936x450. |
aqui há algumas opções default, como por exemplo, usar as teclas "W, A, S, D" para o analógico esquerdo. Essas teclas são o padrão para mover o personagem na maioria dos jogos. Use elas (não se preocupe se o jogo usar outras teclas, na verdade não importa como é feita a associação, o importante é que o analogico esteja associado com alguma coisa).
Também dá para configurar o "dead zone" do analógico. A zona morta por default é 25%. Isso significa que o analógico só irá responder, quando a alavanca for movida mais de 25%. Um pequeno movimento não irá surtir efeito, essa é zona morta, ela é necessária para evitar movimentos involuntários do personagem. Se estiver usando um controle muito sensivel, considere aumentar a zona morta para 35%.
- CONFIGURANDO O ANALÓGICO DA DIREITA
os 4 quadradinhos da direita representam o analógico direito. Clique no ícone da ferramenta, e essa janela abrirá:
como esse analógico normalmente é usado para controle de câmera / mira, ele deve ser associado ao MOUSE. Portanto use a opção mouse. Você pode configurar também a velocidade do ponteiro do mouse nas opções avançadas. (normalmente os jogos já tem uma opção para isso).
Ao fazer a associação com mouse, perceba que imediatamente, o ponteiro do mouse começa a andar quando você mexe o analogico direito.
- CONFIGURANDO O D-PAD
os 4 quadradinhos no centro representam o D-PAD. Clique no ícone da ferramenta, e essa janela abrirá:
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 720x653. |
aqui faça a associação que quiser, por exemplo associar as setas do teclado ao D-PAD. Novamente repito que não importa qual associação é feita... o importante é que seja feita. Somente depois, ao entrar no jogo que você irá configurar os controle do jeito que quer. Por enquanto estamos apenas fazendo associações, e não configurando o jogo em si.
- CONFIGURANDO OS BOTÕES E GATILHOS
clique em um quadradinho corresponde à um botão ou gatilho, e essa janela abrirá:
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 750x704. |
aqui você escolhe qual tecla associar ao botão que você clicou. Escolha qualquer tecla, desde que faça a associação é o que importa... Faça isso com todos os botões e os gatilhos.
Se quiser configurar a Zona morta dos gatilhos, clique no icone da ferramenta embaixo do quadradino do gatilho. (isso não é realmente necessário, no caso dos gatilhos é melhor deixar a zona morta em 0% mesmo)
-SALVANDO SEU PROFILE
pronto, você terminou de fazer a parte masi demorada. Agora clique no icone "texto" para abrir o menu profile, e salvar seu profile, com o nome que quiser. Ele será carregado automaticamente todas vez que executar o Xpadder.
Embora você possa ter vários profiles, isso não é realmente necessário. É mais pratico ter apenas um profile para cada layout. E um layout para cada controle diferente que você tiver.
PASSO 3: CONFIGURANDO OS CONTROLES NO JOGO
Deixe o Xpadder aberto, se quiser baixe a janela, ele fica no canto direito da tela na barra de tarefas.
Rode o jogo, e vá ao menu de controles. Selecione que você usará TECLADO + MOUSE.
Essa é a parte mais fácil e rápida: vá configurando os movimentos do jeito que você faz normalmente, selecionado a ação, e apertando um botão do controle. O jogo "pensa" que você apertou uma tecla do teclado, quando na verdade, está pressionado um botão do controle.
O controle de câmera é por default associado ao mouse em praticamente todos os jogos, logo você não precisa se preocupar com isso (considerando que fez a associação de analógico direito com mouse)
Pronto, agora você pode usar seu controle para jogar qualquer game do jeito que quiser.
Até mais
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